Dietas para emagrecer

Perder peso, em uma sociedade que valoriza o externo, é uma das coisas mais desejadas não só por mulheres mas também por homens vaidosos. Por isso, fazemos aqui uma super seleção de dietas para emagrecer. Mas lembre-se que cada pessoa tem um corpo diferente e por isso consulte seu médico ou nutricionista e converse com ele sobre as dietas aqui disponíveis, ok?

Dieta da USP

É uma das mais famosas dietas para emagrecer. Pessoas perdem muitos kilos em pouco tempo fazendo ela corretamente.

As 11 Dietas mais eficazes, segundo o Terra

1. Dieta do Tipo sanguíneo

Criada pelo médico naturopata americano Peter James D¿Adamo, é baseada no tipo sangüíneo. Para o autor, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento. “A dieta do tipo sangüíneo é muito boa, pois faz um bom balanceamento de todos os grupos alimentares”, garante o Dr. Alexander.

Alimentos permitidos:

Tipo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.

Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.

Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são super tolerantes ao leite e seus derivados.

Tipo AB: os donos desse tipo sanguíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.

Alimentos proibidos:

Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.

Tipo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.

Tipo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.

Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.

Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.

Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sanguíneo ainda não tem comprovação científica.

2. Dieta Vegetariana

É muito mais uma filosofia de vida. A origem é milenar e consta que os primeiros povos a aderirem foram os budistas e indianos, por questões religiosas. Mas hoje existem diversos tipos de vegetarianos – desde os que se alimentam somente de vegetais até os que consomem ovos ou laticínios e derivados de animais.

Alimentos permitidos:

Todos os alimentos de origem vegetal são aceitos e, dependendo do grau de vegetarianismo, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.

Alimentos proibidos:
Carne vermelha é proibidíssima!

Vantagem: um regime sem carnes diminui o consumo das gorduras saturadas e os riscos de doenças cardiovasculares.

Desvantagem: o vegetariano sofre por causa da deficiência de cálcio e ferro. Em alguns casos precisa ingerir suplementos alimentares para não ficar anêmico. “Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional”, conta o Dr. Alexander.

3. Dieta do Dr. Atkins

Conhecida mundialmente como a dieta da proteína, foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins. Esse regime restringe severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições. A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão ao regime. “Ela é um pouco radical ao cortar o carboidrato e também não se preocupa com a qualidade e a quantidade do alimento ingerido”.

Alimentos permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas – até mesmo o abacate -, são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon, à vontade.

Alimentos proibidos:
Todos os derivados de carboidrato são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.

Vantagem: rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.

4. Dieta da sopa

Muita gente já pelo menos tentou fazer esse regime, à base de uma sopa de verduras que pode ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem da receita é completamente desconhecida. Mas o resultado é verídico. “A dieta da sopa pode fazer você perder de três a sete quilos em uma semana. Mas é preciso ter cuidado. Manter esse regime por mais de sete dias pode ser uma agressão ao organismo”, esclarece o nutrólogo.

Alimentos permitidos:

Além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçã, melancia, melão, mamão, banana; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias libera filé de frango e bife grelhado. Mas tudo tem que ser consumido rigorosamente como manda o cardápio.

Alimentos proibidos:
Durante esses sete dias da dieta fica proibido ingerir qualquer tipo de fritura.

Vantagem: rápida perda de peso.
Desvantagem: é muito severo na ingestão de carboidrato, cortando radicalmente esta fonte de energia do organismo.

5. Dieta do mediterrâneo

Baseada no consumo de azeite de oliva, essa dieta – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na culinária do Mediterrâneo sua grande fonte de inspiração. A alimentação proposta oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.

Alimentos permitidos:

Pode-se consumir gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (salmão, atum, anchova, sardinha), ômega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, sementes de gergelim, girassol, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.

Alimentos proibidos:

Gordura saturada, carne vermelha, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.

Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de câncer, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.

Desvantagem: o grande consumo de vinho pode ser um problema. “É preciso tomar cuidado para não virar dependente”.

6. Dieta ortomolecular

O programa nutricional ortomolecular, formulado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas ultimamente. Isso porque o objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. “A dieta é interessante porque nutre o corpo com todas as classes de nutrientes. No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade de suplementos vitamínicos e minerais que prescritos”, alerta o Dr. Alexander.

Alimentos permitidos:

Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos, carboidratos integrais e dá preferência à proteína com baixo teor de gordura, como peixes, ave, avestruz e clara de ovo.

Alimentos proibidos:

A alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo. O carboidrato simples é expressamente proibido na última refeição do dia.

Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora pele, cabelo, unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento do intestino.

Desvantagem: ainda é rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.

7. Dieta de South Beach

Desenvolvida pelo médico cardiologista americano Arthur Agatston, ela foi criada inicialmente para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides do sangue. Mas como os pacientes perdiam peso, logo o programa alimentar passou a ser utilizado para o emagrecimento. Sua base é parecida com a do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e se preocupa com a qualidade dos alimentos. “Apesar de também ser um pouco severa, se preocupa com a qualidade dos produtos ingeridos”, destaca o Dr. Alexander.

Alimentos permitidos:

Todos os grupos alimentares são liberados em quantidades moderadas. E, nesse caso, o carboidrato refinado é substituído pelo integral, suprindo o organismo da necessidade dessa classe alimentar.

Alimentos proibidos:

Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e frituras não são bem-vindos no cardápio.

Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.
Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta.

8. Dieta programada Lean Body

Indicada somente para quem pratica exercícios físicos diariamente. Este programa, desenvolvido por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. A dieta se baseia na idéia de que um regime de baixa caloria não é indicado para queimar gordura. Ela apenas retarda o metabolismo e com isso você perde energia e não queima caloria, mas músculo.

Alimentos permitidos:

Faz um balanço entre o carboidrato, a proteína e a gordura. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro

Alimentos proibidos:

Nenhum tipo de alimento é proibido. E as quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho, não é mesmo!? Mas nem pense em aderir sem praticar atividade física.

Vantagem: como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.

Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar atividade física com muito afinco. “Caso contrário, ao invés de emagrecer, irá ganhar peso”, explica o nutrólogo.

9. Dieta da combinação de alimentos

Não importa a quantidade, nem a qualidade. O que importa é a combinação dos alimentos. Desenvolvida por Herbert M. Shelton, libera o consumo de todos os alimentos. Para o Dr. Herbert, o que importa não é a quantidade, mas sim a combinação, pois quando isso não acontece, toxinas são geradas pelos processos fermentativos, causando irregularidades metabólicas e consequentemente, obesidade.

Alimentos permitidos:

Todos os alimentos são permitidos. O segredo é combinar.

Alimentos proibidos:
A restrição é a mistura dos alimentos. O programa não permite a ingestão de alimentos ácidos com carboidratos. Sendo assim, você não poderá tomar um suco de laranja e comer pão, por exemplo.

Vantagem: não é só para emagrecimento. O programa faz uma importante desintoxicação, melhorando o funcionamento do aparelho digestivo. Desvantagem: a filosofia dessa dieta não combina nem um pouco com os nossos hábitos alimentares. “É muito difícil segui-la justamente porque vai contra a nossa cultura”, ressalta o Dr. Alexander.

10. Dieta da pirâmide dos alimentos

A primeira versão dessa dieta, criada em 1992, pelo United States Department of Agriculture deu tão certo que foi atualizada em 2005. Ela tem uma orientação simples e bem equilibrada. “A dieta da pirâmide é uma das mais aconselhadas como reeducação alimentar”, conta o autor do livro.

Alimentos permitidos:

Todos são permitidos. O negócio é respeitar o estreitamento da pirâmide. Cada faixa representa um grupo alimentar, sendo que a atividade física é a sua base e os doces estão lá no topo.

Alimentos proibidos:

Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.

Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.

Desvantagem: quando bem-feita, não tem desvantagens.

11. Vigilantes do peso

A Organização Vigilantes do Peso (Weight Watcher) foi fundada na década de 60 por Jean Nidetch. O objetivo principal é o incentivo. Em 2005, foi instituído ao programa o sistema de pontos. Cada alimento tem um número determinado de pontos e os participantes têm uma cota diária a seguir.

Alimentos permitidos:

Todos os alimentos são permitidos. A dieta também permite a combinação de carnes, massas, doces e pães.

Alimentos proibidos:
Não proíbe nenhum tipo de alimento, desde que sejam respeitadas as quantidades estabelecidas pelo método.

Vantagem: a liberação do consumo de qualquer grupo alimentar.

Desvantagem: a organização não se preocupa com exames clínicos nem prescreve acompanhamento médico.

Fonte: Terra

Dicas para emagrecer

As pessoas vivem buscando a fórmula mágica para emagrecer, gastam fortunas aqui e ali, em lugares especializados ou usando produtos caríssimos, quando a solução para emagrecer pode estar bem perto. Não em um remédio para emagrecer, nem em um espaço, mas dentro de si.

Cada vez que, na sua vida, algo não vai bem, o caminho é a interiorização. Portanto, veja as nossas dicas para emagrecer com saúde.

Pergunte-se:

– Por que como tanto?

– Por que escolho alimentos que vão me deixar mais gordo, quando gostaria de emagrecer?

– Por que tenho preguiça de fazer caminhadas ou qualquer outro exercício que vai acelerar meu metabolismo?

– Por que opto por comer mais quando estou ansioso, quando me sinto sozinho e desprotegido?

As pessoas que tendem a engordar, tem altos e baixos, às vezes se esforçam, querem emagrecer e às vezes, parece até que se sentem mais seguras quando voltam a adquirir mais massa corporal. Difícil é entender se sentem-se mais feias ou percebem que os outros passam a lhe olhar como se fosse e olha o dilema: “o que me sinto bem e o que a sociedade cobra de mim”.

Quer a primeira RECEITA PARA EMAGRECER?

A pessoa gorda, certamente está com o metabolismo lento, deve prestar atenção ao que come e não mais que o necessário, procurando sair da mesa ainda com um pouco de fome para que o estômago, até então dilatado, volte ao seu estado natural.

Escolher alimentos que não engorde, não é só as massas, excesso de amido e açúcar, mas também alimentos que vão reter toxinas no corpo, como enlatados, carnes, os embutidos, industrializados (veja matéria: o que comer e o que não comer.

É fácil? Com a consciência e plena atenção, pode ser e talvez seja necessário se valer dos Florais, que pode ser os de Bach ou outros.

Fazer meditação. Mas não dispense uma boa terapia. Para isso é necessário dizer internamente: EU QUERO, caso contrário, vai passar pela vida alimentando os profissionais da área, que não deixa de ser uma caridade.

Não se esqueça do EU QUERO!

Eu quero me conhecer, eu quero me cuidar, eu quero mudar, eu quero…

Caminhe, exercite seu corpo, faça ginástica, yoga. Solicite companhia se sentir que é necessário.

O que um bom profissional detecta quando ver uma pessoa gorda querendo emagrecer:

– Tristeza, solidão, medo, insegurança, falta de amor próprio, ansiedade. Parece com você? Mas pode não ser nenhum destes e outros…

Mude agora, amanhã pode ser tarde.

E vão aqui dicas de alimentos que adoram queimar gordura:

– Limão! Veja artigo: a cura pelo limão. Mas não esqueça de incluí-lo na salada.

– Nabo! Use e abuse: na sopa, na salada e como complemento de um suco.

– Utilize nossas receitas vegetarianas.

– Abóbora com cebola é altamente desintoxicante e vai a receita de uma sopa que pode lhe ajudar:

– ½ k de abóbora

– 2 cebolas roxas (picada), estas sempre são mais saborosas e poderosas

– 2colheres de sopa de salsinha bem picada

– Gersal a gosto

Como fazer a receita para emagrecer?

Deixe a panela esquentar no fogo baixo, quando mudar de cor, jogue a cebola e deixe dourar, só quando começar a grudar na panela você joga um pouco de água quente e deixa dourar mais.

Põe a abóbora (picada) com água fervendo e deixa cozinhar.

Esperar esfriar para bater no liquidificador e volta ao fogo para esquentar.

Desligue o fogo e jogue a salsinha e o gersal.

Deixe abafada por alguns minutos e depois coma com prazer, delicie!

Autor: Suzete Barreto – Fonte: Dicas para emagrecer

Além de dietas, que tal exercícios físicos para emagrecer?!

Manter o corpo saudável, assim como a mente, são indispensáveis para manter um corpo bonito. Por isso, praticar exercícios físicos é muito importante – mas consulte sempre seu médico para saber se é ou não recomendável para seu corpo (porque não há resposta única para nada, cada corpo é único) praticar exercícios físicos tais como Pilates ou ainda massagem, durante a sua dieta.